Terminaram as obras estruturais do Molhe do Pontal Norte, em Balneário Camboriú. Agora começa a fase de urbanização - a ordem de serviço será assinada nos próximos dias, com previsão de conclusão dos trabalhos em até cinco meses.
Embora o prazo ultrapasse o período da temporada de verão, o secretário de Compras, Samarone Benedet, acredita que em 60 dias, quando os turistas começarem a chegar, boa parte da urbanização estará pronta.
O projeto prevê que a urbanização do molhe inicie em uma praça, junto à Avenida Atlântica. O mesmo modelo arquitetônico é seguido ao longo da estrutura, que adentra o mar, com bancos e guarda corpos.
Na ponta do molhe está prevista a instalação de uma obra de arte, que lembra um veleiro.
A licitação foi vencida pela empresa Penascal Engenharia, de São Paulo. A proposta vencedora foi de R$ 1,37 milhão, e o contrato já foi assinado.
A ideia é que o molhe do Pontal Norte seja um novo atrativo turístico em Balneário Camboriú, nos moldes do Molhe da Barra Sul, que recebe milhares de turistas todos os anos.
Mas a estrutura também terá outra função: o direcionamento das águas do Rio Marambaia para alto-mar, e a contenção das futuras obras de alargamento da Praia Central.
Por Dagmara Spautz
11/10/2019